O LIVRAMENTO VEM DO SENHOR. Dt. 3.22.
INTRODUÇÃO: O povo de Deus parecia estar num beco sem saída. Na frente, o profundo mar vermelho, na retaguarda, o grande e poderoso exército dos egípcios. Que fazer? Qual a saída? Para eles, parecia que a única saída era a morte; mas Deus tinha outra solução! Ninguém via solução, mas Deus mandou que Moisés levantasse a sua vara sobre o mar e este abriu-se, qual auto-estrada pela qual todo o povo pode passar a pé enxuto. Aleluia! É que para Deus não há impossíveis, nem faltam soluções para os problemas do Seu povo. Aquilo que parecia impossível e inimaginável, Deus fez, livrando o Seu povo e castigando os orgulhosos exércitos de Faraó. Esperemos no Senhor e confiemos no poder das Suas mãos e veremos as portas do Céu e os anjos de Deus subindo e descendo para trazerem sobre nós as Suas maravilhosas bênçãos, Jo. 1.50-51; Mc. 9.23; II Rs. 6.16; II Cr. 20.15-17.
I – Quando depositamos nossa fé e esperança no Senhor.Podemos sossegar, na certeza que o Senhor honrará a nossa fé.Moisés tinha essa certeza, de que Deus não o abandonaria no momento difícil. Êx.14.13. Humanamente falando, eles estavam diante de destruição certa. Como é característico da natureza humana gritar! Nós preferimos jazer inertes na escravidão do pecado do que, com a coragem da fé, fazer um esforço para seguirmos a Deus em novidade de vida. Antes, fiquem firmes, I Co. 15.58, Sede firmes. Vocês só têm de ficarem firmes, Is. 30.15; Sl. 46.10.
II - O Senhor se faz presente nos momentos difíceis que o cristão enfrenta. Sendo Deus fiel, ele se revela e faz a diferença em nossa vida nos momentos difíceis. Êx. 14.15. Não uma reprimenda mas uma advertência a que ajam, "Avançai!" A força natural usada por Deus para a realização deste milagre foi o vento oriental, talvez em conexão com uma forte maré vazante, como alguns supõem, talvez não. Basta que saibamos que Deus, precisamente no exato momento, fez a passagem ficar livre para o seu povo poder atravessar; e exatamente no momento exato trouxe as águas de volta, de modo que o inimigo foi destruído.
III - Quando Moisés precisou, o Senhor, se fez presente, e lhe deu o livramento. Êx. 14.14. Nossa Paz. Ele põe termo à guerra. O resultado da batalha apocalíptica é a vitória e o fim da guerra. A linda frase, Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus, transmite a idéia de evitar lutas inúteis e falta de confiança. O refrão é repetido a fim de mostrar o triunfo desta confiança em Deus. Por intermédio dos seus profetas Deus os tinha advertido a que "retornassem" para Ele ; isto é, a que se arrependessem, e a que "descansassem" ou confiassem nEle, pois então Ele os libertaria do jugo da tirania do senhorio assírio. Mas eles preferiram depender dos carros egípcios, como se os cavalos e não o forte braço do Senhor dos exércitos pudessem garantir-lhes a vitória.
IV - Deus partiu o mar para Moisés e o povo de Israel passar.O mar representa as portas fechadas que o cristão as vezes enfrenta. Não desanime o Senhor ainda pode abrir as portas do livramento para você. Êx. 14.13. As águas que ameaçaram os israelitas em sua passagem, e que, a não ser pela divina mão que as refreou, os teriam destruído, agora desabaram sobre os egípcios. Desta manifestação da onipotência de Jeová, os israelitas deviam discernir que Ele não era apenas o Libertador misericordioso, mas também o santo Juiz dos ímpios, para que pudessem crescer no temor de Deus como também na fé que tinham acabado de demonstrar.
CONCLUSÃO: Podemos falhar em nosso discernimento, em nosso ouvir, em nossas decisões. Mas podemos nos regozijar em Deus, que é a nossa força! Ele nos fará andar no caminho certo. Essa é a Sua obra. E devemos simplesmente nos render, aquietar e ver a Sua salvação! O Senhor promete: "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel". Is. 41:10.