Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Último Adão
Quem foi o último Adão?
Jesus
João
Moisês
Ver Resultados

Rating: 2.4/5 (178 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página




SEIS EFEITOS DA MÃO DE DEUS
SEIS EFEITOS DA MÃO DE DEUS

Seis Efeitos Da mão De Deus. Ne. 2.18

Introdução: A tristeza de Neemias na presença do rei provocou uma pergunta critica, que levou Neemias a fazer o seu pedido de permissão para ir a Jerusalém a fim de reconstruir os muros. O rei atendeu não só a este pedido, mas também quanto às cartas de apresentação aos governadores do ocidente e com referência ao material para construção dos portões da cidade, do palácio e da cidadela. Neemias tinha motivos para temer, pois ficar triste na presença do rei era ofensa seria na Pérsia. Et. 4.2. Além disso, ele sabia que o seu pedi do poderia deixar o rei muitíssimo irritado. Mas, que lhes falar dos seis efeitos da mão de Deus, que aprendemos com Neemias.

I – Uma mão poderosa para libertar. Dt. 5.15. Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado.Refere-se ao padrão da consumação manifestado na redenção, onde o triunfo divino é tal que leva os eleitos de Deus também para o seu repouso. Mais apropriadamente, portanto, o Sábado foi criado como sinal da aliança divina com o povo que Ele redimiu da escravidão do Egito para herdar o repouso em Canaã

II – Uma mão protetora para preservar. I Cr. 4.10. Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido. Jabez e dores estão associados no hebraico, Ya'ãbes e 'oseb; e o nome é traduzido, Ele causa tristeza. Mas a oração da fé de Jabez (v. 10) trouxe bênção em lugar de 'osbí ("entristecendo-me").

III – Uma mão gloriosa para dar vitória. Ex. 15.6. A tua destra, ó Senhor, se tem glorificado em poder, a tua destra, ó Senhor, tem despedaçado o inimigo;Quantas vezes os presunçosos propósitos do homem são frustrados pelo poder de Deus. Is. 14.13-14. Destruirá. Literalmente, desapropriará, desarraigará. Este título foi concedido ao rei da Babilônia, não se referindo a ele como indivíduo humano específico (como Belsazar, por exemplo), mas como representante ou incorporação de Satanás, que é considerado o poder por trás do trono real. O orgulho titânico e a ambição expressas nos versículos 13, 14 estão deslocados em quaisquer lábios que não sejam os de Satanás. 

IV – Uma mão preservadora para segurar. Jo. 10.28-29. E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.Cristo oferecia a vida eterna como um presente. Ao dizer que jamais perecerão se pertencessem ao seu rebanho, Jesus usou a mais forte expressão conhecida na língua. Essa certeza era possível porque a vida oferecida fundamentava-se no Seu dom. Rm. 11.29 e não em consecuções humanas. Suas ovelhas também estavam a salvo de influências estranhas ninguém as arrebatará da minha mão. As ovelhas pertenciam a Cristo porque eram presentes do Pai para Ele. Naturalmente o Pai tinha interesse na sua preservação. Considerando que Ele é supremo não se pode imaginar que algum poder seja capaz de arrancá-las de Sua protetora mão. Rm. 8.38-39.

V – Uma mão cooperadora para garantir sucesso. At. 11.21. E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor. O Evangelho pregado aos gentios proclamou não primeiramente o messiado de Jesus mas o seu Senhorio. O messiado era um conceito judeu que não teria significado para os gentios que não tivessem antecedentes judeus. Esta nova aventura teve sucesso imediato, e a igreja-mãe em Jerusalém enviou Barnabé para supervisionar e confirmar a nova igreja tal como Pedro e João supervisionaram a nova igreja em Samaria

VI – Uma mão que reage e todos. Dn 4.35. E todos os moradores da terra são reputados em nada, e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão, e lhe diga: Que fazes?A restauração do rei deveria encorajar os homens a esperar dias melhores, na providência divina, por mais profundo que o castigo do Senhor possa ter sido para com eles. Este capítulo mostra que os pagãos não estão isentos do governo moral de Jeová. As leis morais governam a elevação e a queda dos homens quer estejam relacionadas com Deus através da graça salvadora.

CONCLUSÃO: Em Neemias, 2.18, nós podemos ver a expressão: Também lhes declarei como a mão do Senhor me fora favorável, a mão do Senhor é símbolo de força, de socorro e de coragem. Que ponto culminante para o seu discurso! Ninguém em Israel poderia negar a providência direta de Deus na alteração do decreto de Ed. 4.23 por Artaxerxes. O efeito foi imediato e sério: E fortaleceram as mãos para a boa obra. Era 19 de agosto de 444 A.C., pois o muro foi terminado cinqüenta e dois dias mais tarde, em 21 de setembro, Ne. 6.15.